CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Introdução a Santo Tomás de Aquino

Como degustar a Suma Teológica (II)

Nesta aula de nosso curso, Pe. Paulo continua a aplicar o método de Santo Tomás de Aquino à sua mais importante obra, a Suma Teológica.

Como identificar, afinal de contas, a espiritualidade e o amor a Deus nas linhas aparentemente tão "frias" e "secas" de um trabalho de especulação teológica deste porte? É possível, de fato, meditar e rezar a partir das reflexões do Aquinate?

58

Pretendemos mostrar na aula de hoje como a Suma Teológica, por baixo de sua estrutura aparentemente "fria" e "seca", esconde preciosíssimas pérolas de espiritualidade, um rico manancial de reflexões capazes não apenas de abrir-nos a uma compressão mais profunda dos mistérios divinos, mas de levar-nos sobretudo a amá-los e saboreá-los. Tomando como exemplo uma de suas questões, veremos como o termo da pesquisa teológica não é outro senão a contemplação da verdade. Poderemos verificar, assim, que o estudo não está de modo nenhum separado da vida interior; antes, pelo contrário, os dois devem encontrar-se de tal modo unidos, que, sob influxo da oração, o primeiro se torne mais vívido e apaixonado por seu objeto — Deus mesmo — e o segundo, preservado de todo subjetivismo e particularismo, se funde com ainda maior firmeza nas verdades divinas [1].

Suma Teológica, II-II, q. 7 [2]Artigo 2. — Se a purificação do coração é efeito da fé.Quanto ao segundo, assim se procede: parece que a purificação do coração não é efeito da fé.1. Com efeito, a pureza do coração reside sobretudo nos afetos. Ora, a fé reside no intelecto. Logo, ela não causa a purificação do coração.2. Além disso, o...
Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos