CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Introdução a Santo Tomás de Aquino

Santo Tomás: Doutor das Escrituras (I)

Santo Tomás de Aquino dedicou boa parte de sua vida e esforços ao que era, durante o período escolástico, o trabalho usual dos mestres: ler e comentar as Escrituras.

Por isso, se quisermos ter da imensa obra do Aquinate uma noção mais justa e integral, precisamos redescobrir a luminosa doutrina que refulge em seus comentários bíblicos, parcela expressiva e, infelizmente, pouco conhecida da sua gigantesca produção teológica.

04

A finalidade desta aula é dar a conhecer um outro aspecto, também este pouco valorizado, de vasta obra de Santo Tomás de Aquino. Trata-se aqui de mostrar, ao contrário do que às vezes se pensa, como o Doutor Comum da Igreja foi também um grande doutor das Sagradas Escrituras. Ao lado de suas obras mais conhecidas, dedicadas ao que hoje se costuma chamar Teologia Sistemática, Tomás de Aquino deixou-nos inúmeros e preciosíssimos comentários bíblicos. De Isaías ao Livro dos Salmos, a produção exegética do Aquinate, ainda que durante muito tempo ignorada por parte da crítica, é notável não apenas por sua extensão como também pelo rigor e pela profundidade com que, sem nunca se afastar da letra, descortina ao leitor as riquezas espirituais que se escondem sob as diversas camadas de sentido que Deus atribuiu à sua Palavra.

Foi em setembro de 1256, ao receber em Paris o título de mestre — Magister in Sacra Pagina —, que Santo Tomás passou a ocupar-se do que seria, dali em diante, o seu trabalho habitual: ler e comentar a Bíblia [1]. Em meios às páginas sagradas, o Angélico pôde exercer admiravelmente o que ele próprio dissera, em seu discurso inaugural, ser o dever dos...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos