CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio
00

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
(Mt 17, 10-13)

Ao descerem do monte, os discípulos perguntaram a Jesus: “Por que os mestres da Lei dizem que Elias deve vir primeiro?” Jesus respondeu: “Elias vem e colocará tudo em ordem. Ora, eu vos digo: Elias já veio, mas eles não o reconheceram. Ao contrário, fizeram com ele tudo o que quiseram. Assim também o Filho do Homem será maltratado por eles”. Então os discípulos compreenderam que Jesus lhes falava de João Batista.

Estamos no tempo do Advento e recordamos hoje, 10 de dezembro, um acontecimento histórico pouco conhecido: a milagrosa translação da Santa Casa de Loreto.

A casa onde Nossa Senhora recebeu o anúncio do anjo e onde Jesus foi criado com a Sagrada Família em Nazaré sempre foi venerada pelos cristãos durante séculos. Porém, no século XIII, os cruzados não conseguiram mais assegurar a presença cristã na Terra Santa e a fortaleza de São João de Acre foi tomada pelos muçulmanos.

Há notícia de que, até 1291, a casa onde Jesus cresceu estava em Nazaré. Era uma casa composta de três paredes, a quarta parede sendo uma gruta. Acontece, porém, que esta casa sumiu de lá e foi aparecer a milhares e milhares de quilômetros de distância, em Loreto, em território pontifício, território do Papa daquela época.

Você vai dizer: “Ah, bom, é evidente, foi uma obra de engenharia que alguém trouxe as paredes de lá!”. Bom, a primeira coisa é que a ciência comprova que aquelas paredes são as paredes que vieram de Nazaré, porque o material geológico é o mesmo. A forma de construir a parede é a mesma de Nazaré e não a forma de construir dos italianos daquela época. Por exemplo, a parede é composta de três metros de altura e é feita de pedra, de uma pedra que não existe na região de Loreto, também porque em Loreto não se construíam casas de pedra, mas de tijolos, porque ali não havia pedreiras.

Mesmo comprovado que aquelas paredes são realmente as paredes originárias de Nazaré, feitas em Nazaré e não desmontadas e montadas em outro lugar, alguém poderia aventar a hipótese absurda de que existisse um gênio de engenharia daquela época que pegou essas três paredes inteiras, colocou dentro do navio e depois trouxe para Loreto, na Itália. Mas o problema é o seguinte: esse suposto gênio da engenharia usou sua genialidade só lá na Terra Santa, porque essas três paredes “aterrissaram” na Itália de uma forma mais desmazelada possível. Ou seja, as paredes foram colocadas metade em cima de uma estrada, metade num barranco. Ninguém em sã consciência construiria uma casa ali, no meio da estrada.

Além disso, não há alicerces na casa. Os alicerces estão lá em Nazaré e têm a mesma medida das paredes que estão em Loreto. Como é que um engenheiro genial coloca uma parede no chão, sem nenhuma preparação do terreno? Os arqueólogos também nos dizem que as três paredes aterrissaram, a palavra é essa, aterrissaram em cima de um arbusto, tanto é que os restos desse arbusto ainda estão lá.

Então, como foi que aconteceu essa translação milagrosa? Bom, existe uma revelação privada de Santa Catarina de Gênova segundo a qual a casa foi trazida pelos anjos. Deus revelou a ela que escolhera o território pontifício como local para guardar a Santa Casa de Nazaré.

Estando comprovado cientificamente que aquelas são as paredes da Santa Casa de Nazaré, o podemos tirar espiritualmente disso? O Verbo se fez carne e se fez família. E havia um lar, um lugar onde a Sagrada Família viveu e conviveu. Deus, com seu zelo, preocupou-se em resgatar aquelas paredes e salvá-las dos bárbaros que estavam invadindo a Terra Santa.

Se Deus, com tanto zelo e amor, salvou as paredes de Nazaré, onde viveu a Sagrada Família, com que zelo e amor não salvará as nossas famílias? Agradeçamos a Deus por esse zelo e esse amor e invoquemos a Virgem Santíssima de Loreto que interceda pelas nossas famílias.

O que achou desse conteúdo?

0
0
Mais recentes
Mais antigos
Texto do episódio
Comentários dos alunos