É de fé que, além das tentações com que o diabo ordinariamente assedia os homens, existem manifestações demoníacas extraordinárias, pelas quais o diabo os ataca em bens externos ou do corpo.
É o que se vê na história de Jó: “Satanás, tendo saído da presença do Senhor, feriu Jó com uma chaga horrível” (Jó 2, 7). Também o salmista diz: “Descarregou sobre eles o furor da sua ira, a indignação, o furor e a tribulação: um tropel de portadores de calamidade” (Sl 77, 49). E o Evangelho demonstra com abundantes exemplos que o diabo pode, com a permissão de Deus, obsidiar os homens, pois Cristo expulsou o demônio de inúmeros obsessos.
Quais sejam, porém, os tipos de manifestação diabólica extraordinária, é coisa que não se pode determinar a priori, mas que se sabe, em primeiro lugar, pela prática dos exorcistas. Ao lado da possessão, cuja existência consta expressamente na Escritura, eles costumam admitir a existência da obsessão, que pode dar-se de diferentes formas.
Antes de considerar cada uma delas, é importante ter em mente o seguinte. Tanto a possessão quanto a obsessão são fenômenos raros, ao passo que a tentação é não só frequente, mas...