CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Anjos e Demônios

A possessão diabólica e outros fenômenos extraordinários

É de fé que, além das tentações com que o diabo frequentemente assedia os homens, existem manifestações demoníacas extraordinárias, pelas quais ele os ataca em bens externos, podendo apossar-se inclusive de seus corpos.

159

É de fé que, além das tentações com que o diabo ordinariamente assedia os homens, existem manifestações demoníacas extraordinárias, pelas quais o diabo os ataca em bens externos ou do corpo.

É o que se vê na história de Jó: “Satanás, tendo saído da presença do Senhor, feriu Jó com uma chaga horrível” (Jó 2, 7). Também o salmista diz: “Descarregou sobre eles o furor da sua ira, a indignação, o furor e a tribulação: um tropel de portadores de calamidade” (Sl 77, 49). E o Evangelho demonstra com abundantes exemplos que o diabo pode, com a permissão de Deus, obsidiar os homens, pois Cristo expulsou o demônio de inúmeros obsessos.

Quais sejam, porém, os tipos de manifestação diabólica extraordinária, é coisa que não se pode determinar a priori, mas que se sabe, em primeiro lugar, pela prática dos exorcistas. Ao lado da possessão, cuja existência consta expressamente na Escritura, eles costumam admitir a existência da obsessão, que pode dar-se de diferentes formas.

Antes de considerar cada uma delas, é importante ter em mente o seguinte. Tanto a possessão quanto a obsessão são fenômenos raros, ao passo que a tentação é não só frequente, mas...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos