CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Anjos e Demônios

O que os anjos da guarda fazem por nós?

De todas as questões relativas aos anjos, nenhuma toca de mais perto o nosso coração nem se relaciona conosco mais diretamente do que a dos anjos da guarda. 

Nesta aula, veremos esquematicamente, ao longo de sete pontos bem sintéticos, o que a teologia católica pode nos dizer a respeito destes santos espíritos guardiões.

43

Nesta aula, faremos um resumo em sete pontos do que é importante saber sobre os santos anjos, para conhecê-los melhor, segundo a fé da Igreja e os melhores teólogos, e estimular uma sólida e profunda devoção por eles. Para isso, seguiremos as lições do Pe. Antonio Royo Marín [1], a quem iremos traduzir aqui de maneira um tanto livre, acrescentando e omitindo ideias, conforme a natureza e os objetivos do curso.

1.º Os anjos são enviados por Deus em ministério a favor dos homens. 

É doutrina certa segundo a fé, expressamente ensinada pela Sagrada Escritura em múltiplos lugares: “Eu enviarei o meu anjo, que vá adiante de ti, te guarde pelo caminho” (Ex 23, 20); “É , pois, tempo que eu volte para aquele que me enviou” (Tb 12, 20); “O meu Deus enviou o seu anjo e fechou a boca aos leões” (Dn 6, 22); “Foi enviado por Deus o anjo Gabriel” (Lc 1, 26); “O Filho do homem enviará os seus anjos” (Mt 13, 41).

Não há dúvida nenhuma, portanto, de que os anjos bons atuam entre nós como ministros de Deus, ainda que nem sempre notemos a ação deles nem consigamos discernir com clareza o que se deve a causas puramente naturais e o que provém de intervenções angélicas....

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos