CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Anjos e Demônios

Os três arcanjos

Entre os inumeráveis anjos que compõem a sociedade celeste, somente três deles tiveram seus nomes revelados. Trata-se de Miguel, Gabriel e Rafael, identificados pela Bíblia e pela Tradição da Igreja como arcanjos poderosos, com uma missão especial na história da salvação. 

Nesta aula, meditamos sobre eles, o significado de seu respectivo nome e a vinculação deste com o papel que cada um deles desempenha na Escritura.

33

Entre os espíritos da sociedade celeste, não são só os anjos da guarda que recebem da Igreja um culto especial, seja na liturgia, que os celebra no dia 2 de outubro, seja na piedade popular, com suas famosas orações como o Santo Anjo do Senhor, que todos aprendemos a rezar na infância antes de dormir. Também os arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael, os únicos expressamente nomeados pela Escritura [1], são objeto de uma veneração particular, tanto pela importância que a Bíblia lhes confere como pela liturgia, que os celebra no dia 29 de setembro [2], e inúmeras tradições e devoções populares. 

Por isso não poderíamos concluir esse capítulo sobre os santos anjos sem fazer uma referência particular aos três. Vejamos cada um deles:

1) Miguel (“Quem como Deus?”). — Seu nome ecoa o grito com que, no Apocalipse, ele derrotou pela humildade a soberba de Satanás: “Houve no céu uma batalha: Miguel e os seus anjos pelejavam contra o Dragão, e o Dragão com os seus anjos pelejava contra ele; porém estes não prevaleceram, nem o seu lugar se encontrou mais no céu” (Ap 12, 7s). A Escritura o apresenta como enviado e protetor de Israel, o que implica que ele pertence à...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos