CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Anjos e Demônios

As três hierarquias angélicas

A Sagrada Escritura deixa claro que os anjos são desiguais entre si, constituindo diferentes ordens hierárquicas. 

Também a razão mostra ser conveniente à sabedoria divina, cujas obras são ordenadíssimas, que os inúmeros anjos do céu, como em uma sociedade celeste, se distribuam em graus superiores e inferiores, com missões e capacidades distintas.

53

Concluímos a última aula dizendo duas coisas: 1) primeiro, que Deus conferiu aos anjos a dignidade de participar da execução de seus desígnios, particularmente no que diz respeito à santificação e salvação dos homens; 2) segundo, que essa participação corresponde a diferentes papéis entre eles, de maneira que uns são superiores a outros, o que supõe a existência no mundo angélico de alguma hierarquia.

A distinção entre os anjos, sua distribuição em determinadas classes e a relação de subordinação entre elas é um problema com não poucas dificuldades para a teologia. Já Santo Agostinho, um dos maiores Doutores da Igreja, reconhecia humildemente, ao escrever sobre as ordens angélicas enumeradas por São Paulo na Epístola aos Colossenses (cf. 1, 16): “Como se distingam aquelas quatro palavras, com as quais o Apóstolo parece ter compreendido toda a sociedade celeste, diga-o quem puder, desde que possa provar o que diz; eu, de minha parte, confesso ignorá-lo” (Enchirid. 58).

Comecemos separando o certo do incerto e esclarecendo os termos da questão. Que entre os anjos haja alguma distinção entre superiores e inferiores, segundo graus variados de perfeição e dignidade,...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos