CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Anjos e Demônios

A linguagem dos anjos e o governo do universo

Deus, se pode fazer tudo por si mesmo, pode também governar a criação pelo ministério de suas próprias criaturas.

É o que Ele faz, como sempre acreditou a Igreja, por meio dos santos anjos, que formam uma verdadeira corte celeste encarregada de organizar e executar no mundo os planos da Providência divina.

44

Ao falarmos nas aulas anteriores das hierarquias e ordens angélicas, vimos que os anjos inferiores têm a peculiar missão de estar em contato com os homens, trazendo-lhes mensagens do céu e protegendo-os de múltiplas maneiras. Ainda que a distribuição das hierarquias celestes, com suas divisões e articulações internas, seja matéria mais de especulação que de fé, é no entanto certíssimo que alguns anjos são enviados aos homens para os guardar e guiar neste mundo. 

Disso nos falam várias passagens bíblicas, sem contar o magistério ordinário da Igreja Católica, que celebra os anjos da guarda com festa especial (em 2 de outubro) e, em alguns lugares, os anjos tutelares de determinadas coletividades, como a festa do Anjo de Portugal (em 10 de junho).

Não se trata de mera piedade popular, mas de fato certo, atestado já no Antigo Testamento: “Mandou aos seus anjos em teu favor, que te guardem em todos os teus caminhos” (Sl 90, 11), e confirmado no Novo: “Porventura não são todos espíritos destinados a servir, enviados para exercer o seu ministério a favor daqueles que hão de receber a herança da salvação?” (Hb 1, 14).

E no Livro do Êxodo temos uma...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos