CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Anjos e Demônios

Tentação: a principal arma de Satanás!

Ao lado da ação dos santos anjos, que de muitas maneiras nos estimulam ao bem e à virtude, Deus permite que também os anjos maus atuem entre nós. 

Mas a ação deles é sempre limitada e, queiram ou não, sempre acaba servindo aos sábios e ocultos desígnios da Providência divina, que dos piores males pode tirar bens ainda maiores.

54

Assim como os anjos, por muitos serviços de amor, procuram o bem dos homens, também os maus, por soberba e inveja, nunca desistem de fazer o que podem para os destruir. Por isso escreve o Apóstolo: “Nós não temos de lutar” somente “contra a carne e o sangue, mas sim contra os principados e potestades” do inferno, “contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra os espíritos malignos espalhados pelos ares” (Ef 6, 12).

Daí vem o que se costuma chamar luta ou impugnação demoníaca, que se reduz fundamentalmente à promoção e propagação entre os homens do mal moral, apenas permitido por Deus, embora não exclua em alguns casos a produção de males físicos, quando positivamente dispostos por Ele em castigo do pecado. Ouçamos o que sobre isso diz Santo Tomás de Aquino:

Os anjos maus impugnam os homens duplamente. De um modo, instigando-os a pecar; e assim não são enviados por Deus para impugná-los, mas às vezes se lhes permite fazê-lo segundo os justos juízos de Deus. Às vezes, porém, impugnam os homens punindo-os: e assim são enviados por Deus, assim como foi enviado um espírito mentiroso para punir Acab, rei de Israel, como se diz no Primeiro Livro dos Reis. A pena,...
Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos