CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Anjos e Demônios

A existência do mundo angélico

Negar a existência dos anjos é negar a Bíblia ou fazer o que fazem os modernistas: lê-la noutra chave, com um espírito diferente daquele com o qual ela foi escrita, ou seja, com um espírito deliberadamente cético e materialista.

33

Em quase todas as culturas é possível encontrar referências, em contextos ora mitológicos e lendários, ora religiosos e cultuais, à existência de puros espíritos.

Isso, que de modo geral se pode dever a uma “intuição” espontânea da inteligência humana ou, provavelmente, à sobrevivência de elementos da revelação primitiva, é para a Igreja Católica uma verdade fundamental, que, como os outros artigos da fé, não pode ser negada sem pôr em risco todo o edifício da doutrina cristã.

Ao contrário das outras religiões, o ensinamento da Igreja a respeito dos espíritos angélicos não é nem uma simples opinião ou tradição cultural, por basear-se na revelação pública e, consequentemente, na autoridade de Deus relevante, nem uma doutrina aberta a múltiplas e variadas interpretações, por estar definida — ao menos em suas linhas centrais — pelo magistério eclesiástico.

A Igreja, com efeito, professa no Credo niceno-constantinopolitano que Deus é “criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis”, isto é, tanto do mundo material, captável por nossos sentidos externos, quanto do mundo imaterial, que só podemos conhecer pela inteligência iluminada pela...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos