CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
A Divina Eucaristia e seus Milagres

A visita ao Santíssimo Sacramento

A adoração eucarística e as visitas ao Santíssimo não são em si mesmas sacramentos, por isso não conferem a graça “ex opere operato”. Mas a presença sacramental de Cristo sob as sagradas espécies facilita que as orações feitas diante dele tenham mais valor “ex opere operantis” que quando feitas em outras circunstâncias.

27

Na aula passada, a mais empenhativa até agora, tentamos explicar o que é a transubstanciação. Não custa lembrar outra vez que o objetivo desta primeira parte do curso é expor o dogma da presença real de Nosso Senhor na Eucaristia, presença essa que é certa continuidade da encarnação. Com efeito, a partir da anunciação do arcanjo Gabriel, Deus Filho assumiu, unindo-a à sua divina pessoa, uma natureza humana como a nossa, da qual se serviu, como de um instrumento, para realizar a salvação.

Vemos isso com clareza no Evangelho. A hemorroíssa, por exemplo, apenas tocou-lhe a orla do manto, foi curada não só da doença física como do pecado: Vai, a tua fé te salvou. Inúmeros outros enfermos — cegos, surdos-mudos, leprosos etc. — alcançaram a saúde pelo contato com a carne vivificante do Senhor, Verbo humanado. Não à toa seu nome é Jesus, Yeshua, que significa “Deus salva”.

Ora, sabemos que a salvação operou-se principalmente pelo sacrifício da cruz, ou seja, pelas dores redentoras que Cristo suportou em sua humanidade. Mas a pergunta que naturalmente nos fazemos é: como nós, tão distantes no tempo daqueles eventos salvíficos, podemos tomar parte nos frutos da salvação?...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos