CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
A Divina Eucaristia e seus Milagres

O valor da ação de graças

Saiba como o sacramento da Eucaristia age em nossa vida espiritual e descubra por que, afinal, a oração após a comunhão é tão importante para a cura tanto do nosso corpo quanto da nossa alma.

15

I. “Segundo o costume da Igreja”, diz o Doutor Angélico acerca da santíssima Eucaristia, “por causa da reverência devida a tão grande sacramento, após tê-lo recebido o homem deve permanecer em ação de graças; daí que também na Missa a oração de ação de graças seja dita após a comunhão, e os sacerdotes, após a celebração, tenham orações específicas para a ação de graças; e por isso é necessário haver algum intervalo entre a recepção da Eucaristia e a de outros alimentos” (In IV Sent. d. 8 q. 1, a. 4 qc. 3c.).

Com efeito, do momento em que o sacerdote, terminada a Missa, volta à sacristia, e o fiel ao seu lugar após a comunhão, transcorrem os minutos mais preciosos de toda a vida. Um e outro, com efeito, trazem em seu seio a majestade divina. Se, por conseguinte, devem alguma vez recolher-se interiormente, fechar as portas do coração, expandir-se em ação de graças e suplicar a Deus os auxílios necessários a si e aos demais, será com certeza naquele tempo em que, por inefável benefício, possuem a fonte de todos os bens e de todas as graças.

Por isso dizia São João Crisóstomo, dirigindo-se a padres e leigos: 

Sair antes da ação de graças e voltar a casa é...
Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos