CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
A Divina Eucaristia e seus Milagres

O que pensar dos milagres eucarísticos?

Há milagres eucarísticos espantosos, em que Deus produz nas espécies o que parece ser carne e sangue de verdade. Nestes casos, vale perguntar: Jesus ainda está presente na Eucaristia, ou sua presença cessa com a suposta desaparição dos acidentes de pão e vinho?

32

Em continuidade com a anterior, queremos na presente aula tirar mais algumas conclusões a respeito do mistério da Eucaristia, enfocando-o agora do ângulo dos milagres eucarísticos.

O corpo de Cristo na Eucaristia não pode ser visto a) por nenhum olho corporal, e isso por dois motivos: de um lado, por defeito de contato quantitativo entre ele e o meio físico, que não pode ser modificado por seus acidentes nem interagir com eles; de outro, pelo modo de presença, uma vez que a substância, não sendo sensível per se, não pode ser percebida por nenhum de nossos sentidos externos. — b) Nem por olhos glorificados, que mesmo no céu preservam sua natureza corporal e extensa, enquanto o corpo de Cristo sacramentado está presente ao modo de substância, perceptível apenas intelectualmente, como veremos a seguir (cf. Santo Tomás de Aquino, STh III 76, 7).

O corpo de Cristo na Eucaristia tampouco pode ser visto por qualquer intelecto criado enquanto tal. A razão é que a presença dele neste sacramento é sobrenatural e, por conseguinte, não pode ser vista senão por um intelecto sobrenatural, como o de Deus, ou sobrenaturalizado pela luz da glória, como o dos anjos e homens...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos