CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
A Divina Eucaristia e seus Milagres

Os frutos da Santa Missa

A santa Missa, no que depende de Cristo, oferente principal, produz infalivelmente efeitos de valor infinito; mas, no que depende de nós, seus frutos de salvação podem ser colhidos em maior ou menor grau, conforme as disposições de cada fiel.

35
I. — Os que oferecem Missa e os frutos dela

Como vimos anteriormente, há na Missa dois oferentes: Cristo, oferente principal, e o sacerdote, oferente secundário e ministerial, aos quais podemos acrescentar um terceiro, que é a Igreja mesma.

a) Na Missa, Cristo é a um tempo a vítima oferecida e o oferente principal, razão por que é dele que a Missa recebe toda a sua eficácia essencial.

b) A Igreja, por sua vez, oferece também o sacrifício da Missa enquanto Esposa e Corpo místico de Cristo, a quem está intimamente unida, mas também porque o sacerdote, agindo na pessoa de Cristo, oferece o sacrifício eucarístico em nome de toda a Igreja. Esta oferece Cristo e, com Ele, a si mesma como hóstia secundária, para que, unida ao sacrifício de sua Cabeça, ela se torne sempre mais santa e grata aos olhos de Deus.

c) O sacerdote, em virtude da potestade recebida de Cristo na Ordem, celebra Missa por mandado da Igreja e também em nome próprio, unindo à oblação de Cristo e da Igreja suas próprias preces e sua oblação pessoal. 

II. — Quais são os efeitos da Missa?

Se a Missa é verdadeiro e próprio sacrifício, seu efeito ou finalidade é essencialmente...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos