CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
A Divina Eucaristia e seus Milagres

Jesus está rezando na Missa?

No altar da Cruz, Cristo ofereceu-se para adquirir a Igreja; na Missa, Ele se oferece em nome de toda a Igreja, da qual é Cabeça, e realiza em nome próprio uma ação sacrificial pelo ministério de sacerdotes como por seus legados e ministros.

34

Cristo é o oferente principal do sacrifício da Missa, do qual os sacerdotes, e somente eles, são propriamente ministros. Analisemos a tese por partes:

I. — Cristo, oferente principal do sacrifício da Missa

a) Sacerdote para sempre segundo a ordem de Melquisedec, Cristo continua a ser ministro ou oferente principal, isto é, concorre para a oblação eucarística não só de maneira remota e mediata, no sentido de ter instituído este sacramento e confiado seu oferecimento perpétuo aos sacerdotes da Igreja, mas também de maneira próxima e imediata, segundo o sentir comum dos teólogos. Com efeito, Ele mesmo se oferece verdadeiramente em cada Missa, onde deseja, por um novo ato de sua vontade humana, sua própria imolação incruenta ordenada à honra divina. No altar da Cruz, Cristo ofereceu-se para adquirir a Igreja (cf. Ef 5,24-27); na Missa, Ele se oferece em nome de toda a Igreja, da qual é Cabeça, e realiza em nome próprio uma ação sacrificial pelo ministério dos sacerdotes como por seus legados e ministros, ou seja, na qualidade de causas segundas instrumentais e ministeriais. São os sacerdotes os únicos que têm autoridade para, agindo in persona Christi, pronunciar as...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos