Na santíssima Eucaristia, sob as espécies de pão e de vinho, o próprio Cristo Senhor está contido e é oferecido e tomado em alimento. Era assim, em poucas palavras, que resumia o antigo Código de Direito Canônico toda a doutrina eucarística, tratando primeiro do sacrifício da Missa e, por último, da Eucaristia enquanto sacramento. Vimos já nas aulas passadas que Cristo está realmente contido na Eucaristia; por isso, seguindo a ordem proposta pelo antigo Código, que parece aliás ser a mais lógica, porquanto este sacramento é confeccionado no sacrifício litúrgico, que o precede como a causa ao efeito, falaremos nesta segunda parte do curso a respeito do sacrifício da Missa, deixando para a terceira algumas questões atinentes ao uso da Eucaristia, isto é, à comunhão sacramental.
Antes, porém, de abordar diretamente o tema, convém esclarecer algumas noções básicas, sem as quais se torna difícil, quando não impossível, compreender a natureza sacrificial da santa Missa. Sendo assim, a primeira coisa que devemos determinar é o que se entende por sacrifício. A palavra, em sentido etimológico, significa “o que faz algo sagrado” ou “o que torna sagrado” (“sacrifício”, do latim...