CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
A Divina Eucaristia e seus Milagres

O santo sacrifício da Missa

Para conservar devidamente a fé na santíssima Eucaristia, é preciso salientar sempre sua natureza sacrificial. Para isso, porém, é necessário recordar quais são os elementos que constituem um sacrifício propriamente dito e suas quatro finalidades principais.

55

Na santíssima Eucaristia, sob as espécies de pão e de vinho, o próprio Cristo Senhor está contido e é oferecido e tomado em alimento. Era assim, em poucas palavras, que resumia o antigo Código de Direito Canônico toda a doutrina eucarística, tratando primeiro do sacrifício da Missa e, por último, da Eucaristia enquanto sacramento. Vimos já nas aulas passadas que Cristo está realmente contido na Eucaristia; por isso, seguindo a ordem proposta pelo antigo Código, que parece aliás ser a mais lógica, porquanto este sacramento é confeccionado no sacrifício litúrgico, que o precede como a causa ao efeito, falaremos nesta segunda parte do curso a respeito do sacrifício da Missa, deixando para a terceira algumas questões atinentes ao uso da Eucaristia, isto é, à comunhão sacramental.

Antes, porém, de abordar diretamente o tema, convém esclarecer algumas noções básicas, sem as quais se torna difícil, quando não impossível, compreender a natureza sacrificial da santa Missa. Sendo assim, a primeira coisa que devemos determinar é o que se entende por sacrifício. A palavra, em sentido etimológico, significa “o que faz algo sagrado” ou “o que torna sagrado” (“sacrifício”, do latim...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos