CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
História da Igreja Medieval

O cativeiro de Avignon e o grande cisma do Ocidente

Desentendimentos com o rei da França, 70 anos de exílio em Avignon e 40 anos de cisma: os séculos XIV e XV, definitivamente, não foram os mais tranqüilos para a Igreja. Mesmo nessa época difícil, porém, Deus suscita almas como a de Santa Catarina de Sena para trazer luz ao papado e iluminar as almas.

Entre conosco na história conturbada do fim da Idade Média e conheça, nesta 15.ª aula de nosso curso, os eventos que prepararam o terreno para a Reforma Protestante.

00

O período histórico que marca a transição da Baixa Idade Média para a Idade Moderna não foi "baixo" apenas no nome: a decadência que a Europa experimentou no fim da era medieval atingiu todas as esferas sociais, desde a política e a economia até a cultura e a própria religião.

Conflitos entre Estado e Igreja. – No intuito de se verem livres da ingerência de poderes e famílias locais – consequência direta do sistema feudal –, o Papa e os reis começaram a procurar por soluções que fortalecessem a sua autoridade. Na Igreja, a reforma do clero e dos costumes, iniciada pela Ordem de Cluny e impulsionada por São Gregório VII, ganhou consistência teológica na pena dos intelectuais da nascente Universidade de Paris, trazendo maior consciência do primado e da origem divina do papado. Na esfera secular, a ascensão dos Estados nacionais começou a ganhar corpo e os estudos jurídicos desenvolvidos na Universidade de Bolonha ajudaram a unificar o direito civil e canônico.

Ditos esforços, todavia, trouxeram à tona o velho direito romano e, com ele, todas as instituições pagãs ou abolidas ou aprimoradas pelo cristianismo. O resultado foi uma sociedade profundamente...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos