CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
História da Igreja Medieval

A Inquisição

Quando o assunto é Inquisição, fogueiras, crueldades e os mais bizarros instrumentos de tortura povoam o imaginário popular. Mas o que realmente aconteceu nesses tribunais da Igreja?

Nas últimas décadas, os historiadores finalmente começaram a estudar a Inquisição a sério, sem mitos ou preconceitos. Saiba o que eles descobriram, nesta 12.ª aula de História da Igreja Medieval.

02

Nesta aula, falar-se-á apenas sobre a Inquisição Medieval. A quem quiser se aprofundar no assunto e conhecer a atuação do Santo Ofício em outras épocas da história, basta assistir ao nosso curso sobre a Inquisição.

Contexto. – Com a queda do Império Romano, em 476 d.C., os povos bárbaros tomaram toda a Europa, lançando-se sobre o patrimônio antigo e gerando uma onda intermitente de caos e violência. O renascimento carolíngio tentou, sem sucesso, restaurar a ordem das coisas, mas tudo foi por água abaixo, principalmente após a invasão dos vikings, que trataram de espalhar o terror por onde quer que passassem, piorando ainda mais a situação em que se encontrava a Europa.

Em meio à barbárie que se instalou em todo o continente, a Igreja Católica foi praticamente a única tábua de salvação do Ocidente. Foi com a reforma realizada pela Ordem de Cluny, na virada do milênio, que se conseguiu restaurar, em certa medida, a ordem no continente. "Os mosteiros cluniacenses dispunham de amplas propriedades que, postas diligentemente a frutificar, contribuíram para o desenvolvimento da economia" [1]. De fato, sem a presença dos Estados nacionais, a força que dava unidade à...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos