CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
História da Igreja Medieval

Um humanista no trono de São Pedro

Às portas da Idade Moderna, é eleito o Papa Nicolau V, cujas decisões controversas influenciarão para sempre a história seguinte da Igreja e do mundo. Qual foi a sua importância para a restauração de Roma e para o Papado? Como o Renascimento saiu do norte da Itália e se espalhou pelo resto da Europa?

Nesta última aula do curso de História da Igreja Medieval, revisite os desastres do passado e descubra quais são as consequências de uma Igreja que prefere ficar de mãos dadas com o mundo pagão a anunciar a verdade de Cristo a todos os povos.

94

Roma caindo aos pedaços. – No começo do século XIV, a cidade de Roma quase não tinha atrativos aos olhos. Sem uma vida comercial ativa e sem agricultura de subsistência, a antiga capital do Império Romano sobrevivia quase que exclusivamente das rendas da Igreja, cuja sede ela abrigava. A transferência do papado para a França e o subsequente cisma do Ocidente, no entanto, pavimentaram o caminho para a pobreza e a desordem política. Tolhida de sua única fonte de sustento, a Cidade Eterna foi praticamente abandonada, ficando refém dos ardilosos conflitos políticos entre duas importantes famílias da época: os Colonna e os Orsini.

Foi só com a eleição do Papa Martinho V que as coisas começaram a mudar de rumo. Eleito no ano de 1417, o novo Pontífice, membro da família Colonna, tratou de articular a sua volta à cidade de Roma. Como a situação política da cidade não oferecesse segurança, Martinho começou governando a Igreja desde fora e, depois, preparou o terreno para a sua vinda, favorecendo a sua família com vários cargos na Cúria Romana. Com a situação estável, finalmente o Papa pôde voltar à Cidade Eterna.

Com a morte de Martinho, no entanto, sucedeu-o Eugênio IV,...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos