CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assistir à aula
Preencha seu e-mail
Use seis ou mais caracteres com uma combinação de letras e números
Erro ao criar a conta. Por favor, tente novamente.
Verifique seus dados e tente novamente.
Use seis ou mais caracteres com uma combinação de letras e números
Verifique seus dados e tente novamente.
Boas-vindas!
Desejamos um ótimo aprendizado.
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
História da Igreja Medieval

Um humanista no trono de São Pedro

Às portas da Idade Moderna, é eleito o Papa Nicolau V, cujas decisões controversas influenciarão para sempre a história seguinte da Igreja e do mundo. Qual foi a sua importância para a restauração de Roma e para o Papado? Como o Renascimento saiu do norte da Itália e se espalhou pelo resto da Europa?

Nesta última aula do curso de História da Igreja Medieval, revisite os desastres do passado e descubra quais são as consequências de uma Igreja que prefere ficar de mãos dadas com o mundo pagão a anunciar a verdade de Cristo a todos os povos.

1122

Roma caindo aos pedaços. – No começo do século XIV, a cidade de Roma quase não tinha atrativos aos olhos. Sem uma vida comercial ativa e sem agricultura de subsistência, a antiga capital do Império Romano sobrevivia quase que exclusivamente das rendas da Igreja, cuja sede ela abrigava. A transferência do papado para a França e o subsequente cisma do Ocidente, no entanto, pavimentaram o caminho para a pobreza e a desordem política. Tolhida de sua única fonte de sustento, a Cidade Eterna foi praticamente abandonada, ficando refém dos ardilosos conflitos políticos entre duas importantes famílias da época: os Colonna e os Orsini.

Foi só com a eleição do Papa Martinho V que as coisas começaram a mudar de rumo. Eleito no ano de 1417, o novo Pontífice, membro da família Colonna, tratou de articular a sua volta à cidade de Roma. Como a situação política da cidade não oferecesse segurança, Martinho começou governando a Igreja desde fora e, depois, preparou o terreno para a sua vinda, favorecendo a sua família com vários cargos na Cúria Romana. Com a situação estável, finalmente o Papa pôde voltar à Cidade Eterna.

Com a morte de Martinho, no entanto, sucedeu-o Eugênio IV,...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos