No ano de 540, na cidade de Roma, nasce um dos Papas mais influentes de toda a Idade Média: São Gregório Magno. Sua natividade acontece durante um curto período de paz após a Guerra Gótica, que marcou a empresa do Império Bizantino para recuperar a Itália, então sob o domínio dos ostrogodos. O sucesso da campanha é devido ao famoso general Belisário, que, após submeter os vândalos no norte da África, sobe para a Península Itálica e a liberta da mão dos bárbaros.
Neste ambiente, o jovem Gregório, filho de um senador romano, segue desde cedo os passos de seu pai e se aventura na carreira política, alcançando, com 30 anos, um cargo muito importante na Cidade Eterna. Seu coração, no entanto, pede uma entrega total a Deus. Homem de grande espiritualidade, “na sua família não faltavam exemplos de piedade cristã; sem falar do papa de quem descendia, basta dizer que a sua mãe Sílvia e as suas duas tias, as monjas Tarsila e Emiliana, eram santas que a Igreja canonizara" [1].
Gregório, então, renuncia à sua vida pública e à herança que ganhara dos pais para fazer-se monge, fundando uma fraternidade monástica no monte Célio, uma das sete colinas de...