CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
História da Igreja Medieval

A Peste Negra

"Esta tribulação encheu de terror o coração de todos, de modo que o irmão abandonava o irmão, o tio abandonava o sobrinho, freqüentemente a esposa abandonava o marido e, o que é ainda mais extraordinário e até mesmo inacreditável, alguns pais e mães se recusavam a visitar as suas próprias crianças como se não fossem suas."

Às portas da Idade Moderna, uma epidemia de peste bubônica invadiu o continente europeu, levando milhões de pessoas a uma morte terrível e inesperada.

O que foi a Peste Negra e como ela contribuiu para o surgimento da Renascença? Que impacto uma doença misteriosa poderia ter na história da civilização?

Nesta aula de nosso curso de História da Igreja Medieval, conheça a epidemia que colocou toda a Cristandade na expectativa do fim dos tempos e quase destruiu a Europa.

00

Houve, entre a Idade Média e a Idade Moderna, um período de transição, por volta de 1350 a 1550, que ficou conhecido pelo nome de Renascimento, ou, simplesmente, Renascença. Esse movimento social, político e cultural viria a mudar radical e definitivamente a forma de os seres humanos pensarem e agirem, instaurando uma como que "nova civilização" no lugar daquela que estava sendo construída pela Santa Igreja.

Para entender o que foi propriamente esse período, é preciso considerar, primeiro, os fatores que o desencadearam, dois dos quais já foram tratados neste curso. A saber:

a decadência do sistema de ensino medieval – tratada na aula sobre as universidades; o surgimento da filosofia nominalista, com o frade inglês Guilherme de Ockham.

Hoje, o assunto a ser tratado é a Peste Negra, uma epidemia que dizimou boa parte da população europeia, em 1348, e que constituiu outro fator responsável pelo desenvolvimento da Renascença. Como uma doença pode ter tido tamanha implicação civilizacional é algo que só se pode explicar a partir do impacto terrível que a peste teve sobre as próprias pessoas daquela época.

Em sua obra The Story of Civilization...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos