CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
História da Igreja Medieval

As universidades

Bolonha, Oxford, Paris, Salamanca... Todas as grandes universidades da Europa são filhas da Igreja Católica. Mas você sabe o que realmente representou a fundação das universidades para a história humana? Como era a educação na Antiguidade e começo da Idade Média? O que o sistema universitário realmente trouxe de novo às pessoas?

Nesta aula de nosso curso de História da Igreja Medieval, Padre Paulo Ricardo faz uma viagem pela história da educação e mostra como essa fundação tão prestigiada da Igreja acabou se voltando contra sua própria mãe.

13

Para fazer um juízo abalizado a respeito das universidades – as quais são comumente apresentadas como uma grande façanha da Igreja Católica [1] –, é importante adentrar a área da educação e retroceder alguns séculos na história. Só assim se pode compreender o que significou realmente a sua criação.

Na Idade Antiga, foi a civilização grega que se aperfeiçoou em matéria educacional, muito embora os gregos nunca idealizassem uma educação para todos, mas restringissem a formação intelectual a uma parcela ínfima da sociedade. A primeira escola fixa, tal como é entendida hoje, surgiu com Pitágoras († ± 500 a.C.), discípulo de Tales de Mileto († ± 557 a.C.). Nessa tradição, surgiram depois a Academia de Platão († ± 348 a.C.) e o Liceu de Aristóteles († 322 a.C.). Nelas, as pessoas entravam para se educar pelo resto de suas vidas, sem se preocuparem com diploma ou graduação. (Nessa época, o ensino de medicina, arquitetura e outras profissões mais técnicas era feito diretamente com os profissionais dessas áreas.)

Paralelamente a esse fenômeno, a democracia ateniense via nascer também o ensino da retórica. Diferentemente das escolas filosóficas, as quais eram permanentes...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos