CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
PropagandaPropaganda

Conheça os sacramentos da Igreja com o Padre Paulo Ricardo

Conteúdo gratuito
Assistir à aula
Preencha seu e-mail
Use seis ou mais caracteres com uma combinação de letras e números
Erro ao criar a conta. Por favor, tente novamente.
Verifique seus dados e tente novamente.
Use seis ou mais caracteres com uma combinação de letras e números
Verifique seus dados e tente novamente.
Boas-vindas!
Desejamos um ótimo aprendizado.
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
História da Igreja Medieval

O santo dos novos tempos

Em um jardim de Milão, no final da Idade Antiga, um homem se convertia à fé cristã. Seu nome era Agostinho e a sua obra, um legado que mudaria não só a história da Igreja, como toda a humanidade.

Venha conhecer, nesta aula de História da Igreja Medieval, "o santo dos novos tempos", que viu cair o Império Romano e nascer a gloriosa Idade Média.

429

A Idade Média é o período de mil anos que vai de 476, queda do Império Romano do Ocidente, até 1453, ano da tomada de Constantinopla pelos turcos otomanos e derrocada do Império Bizantino. Neste período, o pensamento cristão foi muito importante, influenciando a sociedade como um todo e lançando as bases da civilização ocidental, hoje em franca decadência.

Antes de falar do gênio de Santo Agostinho, que perpassa toda a era medieval, importa ressaltar a utilíssima divisão entre o Ocidente e o Oriente para compreender a própria história da Igreja. Ao transferir a capital do Império para Constantinopla, Constantino cria uma espécie de “estranhamento" entre os dois lados do território romano. Enquanto a parte oeste é cada vez mais marcada pela cultura romano-latina, preferindo o uso da língua latina, a parte leste é fortemente influenciada pelo helenismo e pelas culturas orientais, servindo-se do idioma grego. Além disso, na Igreja no Ocidente, o papel soberano do bispo de Roma sempre foi reconhecido sem muitas discussões, de modo que ele já exercia sua jurisdição universal sobre a Igreja desde o alvorecer da fé. A Igreja no Oriente, por outro lado, sofria com o...

Conteúdo gratuito, inscreva-se e assista!
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos