CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
História da Igreja Medieval

Carlos, o grande

Os esforços de Carlos Magno valeram-lhe, ainda por parte de seus contemporâneos, o título de “pai da Europa". Após a sua atuação política, o Ocidente nunca mais seria o mesmo.

Descubra, nesta aula de História da Igreja Medieval, quais foram as contribuições deste “guerreiro quase inculto" para a Igreja e para nossa civilização.

14

Em 768, após a morte de Pepino, o Breve, o reino franco foi dividido entre os seus filhos, Carlomano e Carlos. Com o falecimento prematuro do primeiro, em 771, todo o território franco ficou sob o império de Carlos (742-814), que se sobressaiu como um grande homem, merecendo o título de “magno" e de “pater Europae" (pai da Europa), dado por seus próprios contemporâneos, como lembrou o Papa São João Paulo II [1].

Logo no começo de seu reinado, Carlos Magno entabula uma relação de proximidade com o Papa Adriano I, fixando uma aliança política e espiritual em comum. “O gênio deste homem e a grandeza do seu caráter – escreve Daniel-Rops – mostram-se com mais clareza exatamente no fato de este guerreiro quase inculto ter compreendido a importância da obra civilizacional, e de se ter consagrado a ela pessoalmente" [2]. Olhando para os escombros do Império Romano, Carlos enxergou a importância de edificar uma cultura, muito além da simples liderança dos francos. Por isso, ele enviou emissários aos quatro cantos da Europa e, em sua “Escola palatina", congregou inúmeros sábios, a fim de educar a sua família e a nobreza da época nas linhas da sabedoria antiga. Os seus...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos