CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
História da Igreja Medieval

Cruzadas

Na Baixa Idade Média, homens de todos os lugares da Europa saíram de suas casas e partiram rumo ao Oriente, dispostos a salvarem suas almas e defenderem a Terra Santa.

Descubra, nesta 9.ª aula de História da Igreja Medieval, o que foram realmente as Cruzadas e por que elas se tornaram um dos principais cavalos de batalha dos inimigos da Igreja Católica.

43

É farto o material a respeito das Cruzadas. São duzentos anos de história, envolvendo múltiplos eventos diferentes. Não bastasse isso, trata-se de um tema polêmico. Principalmente por ocasião dos Ataques de 11 de Setembro – antes dos quais o próprio Osama Bin Laden havia declarado uma " jihad contra judeus e cruzados" [1] – o exame histórico das Cruzadas voltou à tona. Afinal, o que foram realmente as Cruzadas: guerras injustas e violentas dos cristãos contra os muçulmanos ou, ao contrário, uma história épica, romântica e incriticável – como pintam outras pessoas?

Nem tanto ao céu, nem tanto à terra. Para um exame acurado acerca das Cruzadas, deve-se prescindir de preconceitos ou reducionismos e partir a uma investigação rigorosa dos fatos e documentos históricos. Antes de tudo, importa dizer que essa visão negativa sobre esse período histórico não foi criada pelos árabes – como pensa, por exemplo, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama –, mas surgiu justamente no Ocidente, por obra de pensadores iluministas e anticlericais. Agora, essa mentira é creditada por terroristas islâmicos, que a usam como justificativa para uma "vingança".

A verdade é...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos