Chegamos agora a um episódio fundamental para compreender a grandiosidade da vida do Padre Pio: a visita apostólica feita pelo Monsenhor Rafael Carlos Rossi, bispo de Volterra, em 1921. Veremos aqui quem é esse homem que providencialmente foi escolhido para investigar o frade de San Giovanni Rotondo e como o seu relatório, ou o seu voto, como se diz, nos dá a chave para interpretar a missão do Santo de Pietrelcina.
Vale dizer que as informações que leremos a seguir só vieram à lume com a abertura dos arquivos, em 2006. São fatos absolutamente esclarecedores. Teremos a chance de verdadeiramente penetrar no mistério do Padre Pio; ouvir, de sua boca, os segredos do rei.
Mas, antes, façamos uma breve recapitulação. O Padre Pio recebeu as chagas em setembro de 1918. No ano seguinte, foi visitado por três diferentes médicos: o Dr. Romanelli, requisitado pelo Padre Benedetto; o Dr. Begnami, ateu, enviado de Roma; e, por fim, o Dr. Festa, que foi a San Giovanni Rotondo a pedido do superior dos Capuchinhos.
Depois dessas visitas e dos diferentes pareceres dos profissionais — mais favoráveis que desfavoráveis ao frade — veio também encontrá-lo, por intromissão, o...