Dando prosseguimento ao tema da última aula, continuemos a acompanhar como se deu a importantíssima visita apostólica do Monsenhor Raffaello Carlo Rossi. Uma visita secreta que, até 2006 — quando da mencionada abertura dos arquivos — era completamente desconhecida pelo grande público. Daí a relevância do livro Padre Pio sob investigação: a autobiografia secreta, de Francesco Castelli. Realmente, essa obra iluminou várias questões não só sobre a vida mística deste santo, mas também, infelizmente, sobre as injustas perseguições eclesiais de que ele foi alvo.
Aliás, a história em quadrinhos que publicamos sobre a vida do Padre Pio teve parte do seu roteiro baseado no livro do Francesco Castelli. Por exemplo, a cena em que o santo recebe os estigmas. A imagem do Cristo e o diálogo que se trava entre Ele e o frade foram tiradas não das descrições que lemos nas cartas enviadas ao Padre Benedetto, mas do relato, feito à força da obediência e sob juramento, que achamos nos relatórios, até então inéditos, do Monsenhor Rossi.
Um justo juiz
Vimos na aula anterior que o Bispo Rossi fez cuidadosa investigação das chagas do Padre Pio, mas, na medida em que ele não era...