A firmeza da mãe
Falávamos do Padre Pio eterno noviço e de como aquele primeiro ano marcou profundamente sua vida espiritual. Faltou dizer que no dia 22 de janeiro de 1904, quando ele finalmente fez os votos religiosos, estava presente a sua mãe, a Mama Peppa. Na ocasião, ela disse-lhe: “Filho meu, agora que és inteiramente filho de São Francisco que ele possa te abençoar”.
É interessante a figura desta mulher, discreta e um tanto misteriosa. Pelos relatos, nota-se que ela tinha aquele afeto materno, permeado de ternura e amor, mas também cercado de bastante segurança. Um ano antes do noviciado, ela deu ao filho, para se manter de algum modo unida a ele, um terço — que o santo conservou até o fim de sua vida. Veja nesse exemplo que se trata de uma mãe afetuosa, mas também firme. Talvez por uma questão de temperamento: o pai, Grazio, era mais alegre, falante e sanguíneo; a mãe, por sua vez, distinguia-se pela constância e tenacidade. O Padre Pio, para o seu bem, herdou algo das duas características.
O martírio dos escrúpulos
Terminado o ano de noviço, feitos os votos simples, Frei Pio seguiu para os estudos de segundo grau, o liceu (liceo, em...