CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assistir à aula
Preencha seu e-mail
Use seis ou mais caracteres com uma combinação de letras e números
Erro ao criar a conta. Por favor, tente novamente.
Verifique seus dados e tente novamente.
Use seis ou mais caracteres com uma combinação de letras e números
Verifique seus dados e tente novamente.
Boas-vindas!
Desejamos um ótimo aprendizado.
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Padre Pio

Suspensão das faculdades ministeriais

Com a morte do Cardeal Merry del Val, que estava à frente do Santo Ofício, seu sucessor decidiu ir além das sanções e aplicar ao Padre Pio uma grande punição: a suspensão das faculdades ministeriais.

2428

Recapitulação

Vimos que a primeira perseguição ao Padre Pio teve início com o relatório do Padre Gemelli e sua tese da origem psicossomática das chagas. Na soma entrou também o diagnóstico vacilante do Dr. Bignami, médico ateu, e mais tarde as calúnias espalhadas por membros do clero da Arquidiocese de Manfredônia. 

Diante de tudo isso, o então Prefeito do Santo Ofício, Cardeal Merry del Val, não tinha outra escolha senão iniciar uma investigação. E ela foi feita, por assim dizer, em duas etapas: primeiro com o Monsenhor Rossi observando o Padre Pio; depois com a dupla Beviláqua e Brunatto observando os detratores do frade. Essa segunda empreitada, vale lembrar, teve como consequência aquela série de punições — mais ou menos brandas — a membros da cúria de Manfredônia, porém, não serviu para livrar o Padre Pio das restrições que a Santa Sé lhe havia imposto. 

Aliás, esse sucesso apenas parcial da empreitada fez com que Brunatto tensionasse as relações com a Santa Sé, inclusive com o Cardeal Merry del Val — que, importante dizer, era simpatizante do capuchinho estigmatizado. 

Em 1927, Brunatto, sob o pseudônimo Giuseppe de Rossi,...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos