Introdução
Antes de iniciarmos a aula propriamente dita, vale recordar que a finalidade deste curso, mais do que conhecermos a trajetória deste homem e seus ensinamentos, é refletirmos no significado que a vida dele tem para a nossa.
Como já dissemos, há santos que Deus, por sua divina misericórdia, nos manda em situações especialíssimas, com uma missão particular. E esse é o caso do Padre Pio, primeiro sacerdote a receber os estigmas de Cristo e, providencialmente, pouco tempo antes de a Igreja ser abalada pela maior crise de identidade sacerdotal de toda a sua história.
Um santo admirável e imitável
É normal olharmos para a vida de Padre Pio, cheia de prodígios e maravilhas, e concluirmos que ele seja um santo muito mais para ser admirado do que para ser imitado. Claro, ninguém pensa em receber os estigmas de Cristo ou entrar em luta corporal com o diabo. São coisas realmente especialíssimas e, para nós, inalcançáveis. Mas, quando Deus nos dá a graça, ele não nos tira a natureza. Continuamos, até o fim, como seres humanos, com todas as tensões e limitações próprias de um ser humano. E foi assim com o Padre Pio. Apesar de toda a...