CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
PropagandaPropaganda

Confira a história em quadrinhos de Nossa Senhora de Fátima!

Conteúdo exclusivo para alunos
Assistir à aula
Preencha seu e-mail
Use seis ou mais caracteres com uma combinação de letras e números
Erro ao criar a conta. Por favor, tente novamente.
Verifique seus dados e tente novamente.
Use seis ou mais caracteres com uma combinação de letras e números
Verifique seus dados e tente novamente.
Boas-vindas!
Desejamos um ótimo aprendizado.
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Padre Pio

A perseguição do clero e as sanções da Santa Sé

No início do pontificado de Pio XI, as acusações do Padre Gemelli e as calúnias do Arcebispo de Manfredônia, Dom Pasquale Gagliardi, levaram a Santa Sé a impor uma série de sanções ao Padre Pio.

2639

A perseguição em Manfredônia

O relatório do Monsenhor Rossi poderia ter resolvido a questão e evitado um triste episódio na história recente da Igreja: a perseguição ao Padre Pio. O relatório, como vimos, foi concluído no fim do pontificado de Giacomo della Chiesa, o Papa Bento XV. Com a sua morte, assumiu a Cátedra de São Pedro o Arcebispo de Milão, Achille Ratti, chamado Pio XI. Mudou-se o papa e também o rumo da vida de um santo. 

Foi uma década de perseguições. De 1922 a 1933, avolumaram-se os tormentos que o frade estigmatizado teve de suportar. Nesse meio tempo, a vida do Padre Pio, na verdade, renderia um instigante romance policial. Mas vale esclarecer que o ataque maior, pelo menos num primeiro momento, não veio de Roma; veio da própria Arquidiocese de Manfredônia, onde se situava aquele humilde convento capuchinho, que já ia ficando mundialmente conhecido. O golpe inicial foi desferido por um Arcebispo, Dom Pasquale Gagliardi, e — com o perdão da palavra — por sua “gangue” de padres. Eram pessoas, como já dissemos, de péssima vida. Como veremos, vai se descobrir que eles estiveram envolvidos em tramoias com dinheiro, que tinham mulheres, que um...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos