CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Evangelhos Sinóticos

Comentário exegético à profissão de fé de São Pedro

O evangelho de S. Mateus tem a particularidade de ser o único dos sinóticos a relatar por completo a profissão de fé de S. Pedro. Se em Marcos e Lucas o príncipe dos Apóstolos se contenta em reconhecer a Cristo como o Messias esperado, em Mateus o novo sumo sacerdote do novo Israel, sob a ação do Espírito Santo, vê em Jesus o próprio Filho de Deus, igual ao Pai em honra, dignidade e poder.

06

Profissão de fé, o centro do Evangelho. — É em Mt 16, onde se narra a profissão de fé de S. Pedro, que o primeiro evangelho chega a seu ponto de inflexão. Vimos até agora que o Senhor, ao explicar privadamente aos discípulos o significado das parábolas, começa a revelar-lhes o sentido profundo das Escrituras, que apontam, mais do que tudo, ao mistério de sua divina pessoa. Os Apóstolos, porém, não estão ainda em condições de dar-se conta disto de maneira clara.

Já muito se fala a respeito de Cristo; sua fama, divulgada por todos os cantos de Israel, chegara inclusive ao palácio de Herodes, que, remoendo-se por haver degolado o Batista, expressa a seus cortesãos os escrúpulos supersticiosos que vem nutrindo acerca do taumaturgo a quem tantos se referem: É João Batista que ressuscitou. É por isso que ele faz tantos milagres (Mt 14, 2). A partir desse momento, uma vez narrado o martírio do Precursor, Mateus porá em evidência a crescente controvérsia sobre a verdadeira identidade de Jesus.

O desenlace de toda essa discussão será narrado em Mt 16, 13-19. Ali, Jesus e os discípulos chegam à região de Cesaréia de Filipe, situada ao norte, além das fronteiras da Terra...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos