A separação do Evangelho de São Mateus em cinco grandes partes, correspondentes aos principais discursos de Nosso Senhor — método de que nos servimos até aqui —, não é a única forma de estruturar este livro canônico. Santo Tomás de Aquino [1], por exemplo, recorda que:
Entre os evangelistas Mateus é versado principalmente na humanidade de Cristo, razão pela qual Gregório o identifica com o homem dos quatro símbolos dos Evangelhos. Ora, por sua humanidade Cristo entrou no mundo, nele viveu e dele saiu. Por isso, todo esse Evangelho é dividido em três partes: primeiro, o Evangelista fala do ingresso de Cristo no mundo (c. 1-2); segundo, de sua vida (c. 3-20); e, terceiro, de sua saída (c. 21-28).Sob esta perspectiva, o chamado Sermão ou Discurso Escatológico de Jesus (c. 24-25) situa-se na parte final deste Evangelho, já no contexto da Paixão do Senhor.
Antes de iniciar propriamente esse discurso, porém, Cristo realiza três “atos proféticos que demonstravam que Ele era o Messias e que sua vinda marcava o fim da Antiga Aliança” [2]: trata-se de sua entrada em Jerusalém (21, 1-11), da purificação do Templo (21, 12-17) e da maldição da figueira (21, 18-22)....