CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Evangelhos Sinóticos

Introdução ao evangelho de São Mateus

Após termos visto de que maneira se devem encarar os Livros Sagrados, é hora de arregaçar as mangas e começar a ler, de fato, suas páginas inspiradas. Por isso, começaremos o nosso estudo pelo evangelho segundo S. Mateus, relato direto de quem viu e ouviu de perto o Verbo feito carne.

03

Breve exposição sobre o primeiro evangelho

Nome. — Matthæus (gr. Μαθθαῖος ou Ματθαῖος) é, provavelmente, a transcrição da forma hebraica Mattai, que significa “presente” ou “dádiva” de Deus (= donatus a Deo), à semelhança de Theodorus, Adeodatus (cf. “Matanias”, em 1Cr 9, 15). Alguns autores, de posição minoritária, derivam o nome do termo hebraico emeth (= fé), sob a forma Amittai (= Fiel, cf. Jn 1, 1, vulg. Amathi), tendo a letra Aleph se perdido por influência do aramaico.

Mateus e Levi. — Que estes dois nomes designem uma só e a mesma pessoa, a saber: o publicano chamado pelo Senhor e honrado com a missão do apostolado, atesta-no toda a antiguidade cristã e se confirma pelas circunstâncias de sua vocação (cf. Mt 9, 9-13; Mc 2, 14; Lc 5, 27). Os próprios Marcos e Lucas, ao narrarem a conversão do publicano, nomeiam apenas Levi, ao passo que mencionam Mateus, ao fazerem a lista dos Apóstolos. Donde se pode concluir que Mateus pertencia ao grupo daqueles judeus que costumavam ter dois nomes, como José Barsabás (cf. At 1, 23), José Barnabé (cf. At 4, 36), João Marcos (cf. At 12, 12), Saulo e Paulo, Simão e Cefas etc. [1].

Os principais...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos