CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Evangelhos Sinóticos

O Evangelho segundo São Lucas

Se o evangelho de Marcos reflete a pregação de Pedro, o de Lucas é retrato fiel da de Paulo. Mas quem foi, afinal, esse tal de Lucas, que nos teria legado o testemunho do Apóstolo das gentes? Como sabemos que é dele o terceiro evangelho, assim como os Atos dos Apóstolos? Que credibilidade tem o seu relato, se ele mesmo parece confessar nunca ter visto a Cristo?

76

Breve exposição sobre o terceiro evangelho

Lucas, contração de Lucano [1], parece ter sido antioqueno, segundo o testemunho de Eusébio (cf. HE III 4), nascido fora da religião judaica [2] e perito em medicina, pelo que diz S. Paulo: Saúda-vos Lucas, o caríssimo médico (Col 4, 14). Seus principais feitos foram conservados em parte nos livros do Novo Testamento (em Atos e algumas epístolas paulinas), em parte nos documentos da Tradição. É autor de Atos dos Apóstolos, onde emprega desde o início a terceira pessoa, embora, ao narrar a segunda viagem de Paulo (c. 51-54 d.C.), desde a expulsão do Apóstolo de Trôade até sua ida a Filipos (cf. At 10, 16-40), utilize a primeira pessoa. A partir daí, volta a usar a terceira, até o retorno do Apóstolo, ao cabo da terceira viagem (c. 55-59 d.C.), à cidade de Filipos (cf. At 20, 5s). Deste ponto da narração até o final do livro, o autor fala sempre na primeira pessoa. É sentença comum a que afirma que o uso da primeira pessoa designa o tempo em que Lucas acompanhou S. Paulo.

Também é fato, pelo que consta nas epístolas, que Lucas foi companheiro e ajudante de Paulo (cf. Col 4, 14), esteve junto do...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos