CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Evangelhos Sinóticos

Estrutura do evangelho de São Mateus

Vistos os trechos iniciais do evangelho de S. Mateus, sobre a origem e a infância do Salvador, é hora de analisar a estrutura narrativa adotada pelo evangelista para apresentar aos cristãos de origem judaica a vida pública de Nosso Senhor, cujo ápice foi sua Paixão, Morte e Ressurreição.

03

Estrutura do evangelho de Mateus. — a) Uma pista. — Há várias maneiras de dividir o primeiro evangelho canônico. S. Mateus, no entanto, parece ter deixado no texto alguns indícios literários da estrutura que tinha em mente ao redigir o seu relato. Esse indícios são, sobretudo, o uso recorrente de uma fórmula standard de transição que aparece em cinco lugares diferentes: “Καὶ ἐγένετο ὅτε ἐτέλεσεν ὁ Ἰησοῦς…”, quer dizer, “E aconteceu de, tendo Jesus terminado de dizer…” (cf. 7, 28; 11, 1; 13, 53; 19, 1; 26, 1). Essa marca textual permite identificar no evangelho de Mateus cinco grandes núcleos ou eixos temáticos, que se compõem tanto de uma narrativa quanto de um discurso, após o qual reaparece, com pequenas variações, o mencionado estribilho.

b) Os cinco discursos. — Assim, 1) nos cc. 5-7, temos o sermão da montanha, precedido nos cc. 3-4 pela narrativa da preparação do ministério público; 2) no c. 10, temos o sermão missionário, precedido nos cc. 8-9 pela narrativa do ministério galilaico e de alguns milagres; 3) no c. 13, temos o discurso das parábolas do Reino, precedido nos cc. 11-12 pela narrativa do enfrentamento de Cristo com os fariseus e sua geração perversa;...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos