CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Evangelhos Sinóticos

Os evangelhos sinóticos

De todos os livros do Novo Testamento, os evangelhos são sem dúvida nenhuma os mais importantes; constituem, de fato, a nossa principal fonte de conhecimento a respeito da pessoa, da vida e das obras de Jesus Cristo, Deus feito homem na plenitude dos tempos. Por isso, é imprescindível que o cristão os conheça a fundo e descubra, neles e por meio deles, a amar cada dia mais o Senhor.

Nesta aula do nosso curso Os Evangelhos Sinóticos, começaremos a estudar os evangelhos ditos sinóticos e veremos quais são suas características fundamentais.

48

I. Introdução

Ocupamo-nos até agora de questões de caráter geral, embora de grande importância para uma correta aproximação dos textos sagrados. A partir desta aula passaremos a estudar, de forma sumária e global, os diversos livros de que se compõem as divinas Escrituras. Dedicaremos a aula de hoje, em particular, a algumas considerações introdutórias ao estudo dos evangelhos, sem dúvida nenhuma os escritos mais relevantes de todo o Novo Testamento, uma vez que a eles devemos — se não exclusiva, ao menos primária e principalmente — quase tudo o que sabemos a respeito da pessoa, da vida e das obras de Nosso Senhor [1]. Por isso, convém examinar, em primeiro lugar, os textos com que a Igreja, desde tempos antiquíssimos, encabeça e inicia os escritos da Nova Aliança, a saber: os evangelhos ditos sinóticos.

Chamam-se sinóticos, com efeito, os três primeiros evangelhos: o de Mateus (Mt), o de Marcos (Mc) e o de Lucas (Lc). Essa denominação deve-se ao fato de haver entre eles tantas semelhanças e coincidências que, para melhor compará-los, é possível dispô-los facilmente em sinopse, ou seja, em três colunas paralelas, de modo que as perícopes e...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos