CNP
Christo Nihil Praeponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Evangelize compartilhando!
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Fechar

Apresentação do curso

O século XVI presenciou uma revolução religiosa sem precedentes. Pela primeira vez na história multissecular do cristianismo, uma heresia respaldada por interesses políticos foi capaz não só de dividir a cristandade, mas de dar origem a um modo completamente novo de viver a fé. À frente dessa inversão que relegou Deus a um posto secundário e colocou o homem no centro da religião, encontra-se a figura sempre polêmica de Martinho Lutero.

Para uns, trata-se do “grande reformador”, símbolo de independência e de inconformismo com os desmandos e desvios doutrinais de uma Igreja prostituída; para outros, trata-se da encarnação de todos os males, ícone grotesco cuja revolta não pode ser explicada senão por ocultas influências diabólicas. Entre tais extremos, onde estará a justa verdade? Quem, afinal de contas, foi Martinho Lutero? Quais foram suas reais intenções? Que fatos a história canônica da “Reforma” Protestante nos costuma sonegar?

Neste curso, Padre Paulo Ricardo não se limita a responder a essas perguntas, baseado na melhor bibliografia disponível, mas explica também que é em Lutero, no desenrolar de sua vida psíquica e como “reformador” religioso, que o espírito moderno invade a religião cristã, convertendo-a num antropocentrismo profundamente vinculado com o surgimento das novas ideologias.

Aulas do curso10 Aulas | 07:25:41
Aulas do CursoReferências bibliográficasComentários

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.