
Perfeição Cristã
Os Quatro Temperamentos
Não chegaremos a uma profunda união com Jesus Cristo se, ignorando o que somos por natureza, não soubermos tirar proveito do que temos de bom e corrigir o que temos de mau.
Não chegaremos a uma profunda união com Jesus Cristo se, ignorando o que somos por natureza, não soubermos tirar proveito do que temos de bom e corrigir o que temos de mau.
nossos cursos, inclusive este.
Todos nós, sejamos leigos, padres ou religiosos, temos a mesma altíssima vocação: unir-nos a Jesus Cristo já neste mundo, por meio da graça e do amor, a fim de nos unirmos a Ele por toda a eternidade no céu. Mas para alcançar essa meta, tão árdua como esperançosa, vale a pena conhecer a “engenharia” elaborada por Deus mesmo para nos unir ao seu Filho encarnado. E entre as várias “engrenagens” que põem em marcha, dirigindo-a à santidade, a nossa vida espiritual encontra-se nada menos do que conhecimento e a melhora do próprio temperamento.
Trata-se, é certo, de um conhecimento humilde, que contribui para a nossa santificação de maneira um tanto secundária, indireta e num plano meramente natural; mas nem por isso é um conhecimento inútil ou simples curiosidade, de interesse apenas para uns poucos aficionados por psicologia. Antes, pelo contrário, é um saber que se reveste, ao seu modo, de suma importância, já que é extremamente difícil, senão impossível, chegar a uma profunda união com Jesus Cristo se, ignorando o que somos por natureza, não soubermos tirar proveito do que temos de bom e corrigir o que temos de mau.
O objetivo deste curso é justamente preencher essa lacuna, deixada aberta por muitas abordagens modernas deste tema, explicando de modo claro, direto e bastante prático qual é o papel do temperamento na vida espiritual e o que cada um de nós — coléricos ou sanguíneos, melancólicos ou fleumáticos — pode fazer para vencer-se a si mesmo e pôr ao serviço de Deus as boas disposições do próprio temperamento.
Introdução
01:59:10



Fundamentos antropológicos
01:33:12


Temperamentos
02:01:19



Educação
01:38:54


- Pe. John Brucciani, Os Quatro Temperamentos. Trad. port. de Leticia Ferreira da Costa. Permanência, n. 270, Tempo de Pentecostes, 2013, pp. 40-101.
- Pe. Reginald Garrigou-Lagrange, Las tres edades de la vida interior. Trad. esp. de Leandro de Sesma. 3.ª ed., Buenos Aires: Desclée du Brouwer, 1950.
- Conrado Hock, Los cuatro temperamentos. México: Apóstoles de la Palabra, 2010.
- Fr. Christian Kappes. The Choleric Temperament and the Catholic Soul. The Latin Mass Magazine, Advent/Christmas 2005, pp. 16-19.
- ______. The Melancholic Temperament and the Catholic Soul. The Latin Mass Magazine, Fall 2005, pp. 18-22.
- Fr. Christian Kappes. The Phlegmatic Temperament and the Catholic Soul. The Latin Mass Magazine, Winter 2007, pp. 12-14.
- Fr. Christian Kappes. The Sanguine Temperament and the Catholic Soul. The Latin Mass Magazine, Summer 2006, pp. 20-22.
- Pe. Antonio Royo Marín, Teología de la perfección cristiana. 4.ª ed., Madrid: BAC, 1962.
- Adolphe Tanquerey, Compêndio de teologia ascética e mística. Trad. port. de João F. Fonte. 4.ª ed., Porto: Apostolado da Imprensa, 1948.