CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Evangelize compartilhando!
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Fechar

Apresentação do curso

Todos nós, sejamos leigos, padres ou religiosos, temos a mesma altíssima vocação: unir-nos a Jesus Cristo já neste mundo, por meio da graça e do amor, a fim de nos unirmos a Ele por toda a eternidade no céu. Mas para alcançar essa meta, tão árdua como esperançosa, vale a pena conhecer a “engenharia” elaborada por Deus mesmo para nos unir ao seu Filho encarnado. E entre as várias “engrenagens” que põem em marcha, dirigindo-a à santidade, a nossa vida espiritual encontra-se nada menos do que conhecimento e a melhora do próprio temperamento.

Trata-se, é certo, de um conhecimento humilde, que contribui para a nossa santificação de maneira um tanto secundária, indireta e num plano meramente natural; mas nem por isso é um conhecimento inútil ou simples curiosidade, de interesse apenas para uns poucos aficionados por psicologia. Antes, pelo contrário, é um saber que se reveste, ao seu modo, de suma importância, já que é extremamente difícil, senão impossível, chegar a uma profunda união com Jesus Cristo se, ignorando o que somos por natureza, não soubermos tirar proveito do que temos de bom e corrigir o que temos de mau.

O objetivo deste curso é justamente preencher essa lacuna, deixada aberta por muitas abordagens modernas deste tema, explicando de modo claro, direto e bastante prático qual é o papel do temperamento na vida espiritual e o que cada um de nós — coléricos ou sanguíneos, melancólicos ou fleumáticos — pode fazer para vencer-se a si mesmo e pôr ao serviço de Deus as boas disposições do próprio temperamento.

Aulas do cursos15 Aulas | 07:12:35
  • Pe. John Brucciani, Os Quatro Temperamentos. Trad. port. de Leticia Ferreira da Costa. Permanência, n. 270, Tempo de Pentecostes, 2013, pp. 40-101.
  • Pe. Reginald Garrigou-Lagrange, Las tres edades de la vida interior. Trad. esp. de Leandro de Sesma. 3.ª ed., Buenos Aires: Desclée du Brouwer, 1950.
  • Conrado Hock, Los cuatro temperamentos. México: Apóstoles de la Palabra, 2010.
  • Fr. Christian Kappes. The Choleric Temperament and the Catholic Soul. The Latin Mass Magazine, Advent/Christmas 2005, pp. 16-19.
  • ______. The Melancholic Temperament and the Catholic Soul. The Latin Mass Magazine, Fall 2005, pp. 18-22.
  • Fr. Christian Kappes. The Phlegmatic Temperament and the Catholic Soul. The Latin Mass Magazine, Winter 2007, pp. 12-14.
  • Fr. Christian Kappes. The Sanguine Temperament and the Catholic Soul. The Latin Mass Magazine, Summer 2006, pp. 20-22.
  • Pe. Antonio Royo Marín, Teología de la perfección cristiana. 4.ª ed., Madrid: BAC, 1962.
  • Adolphe Tanquerey, Compêndio de teologia ascética e mística. Trad. port. de João F. Fonte. 4.ª ed., Porto: Apostolado da Imprensa, 1948.
Aulas do cursoReferências bibliográficasComentários dos alunos

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.