CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Fechar

Todos nós, sejamos leigos, padres ou religiosos, temos a mesma altíssima vocação: unir-nos a Jesus Cristo já neste mundo, por meio da graça e do amor, a fim de nos unirmos a Ele por toda a eternidade no céu. Mas para alcançar essa meta, tão árdua como esperançosa, vale a pena conhecer a “engenharia” elaborada por Deus mesmo para nos unir ao seu Filho encarnado. E entre as várias “engrenagens” que põem em marcha, dirigindo-a à santidade, a nossa vida espiritual encontra-se nada menos do que conhecimento e a melhora do próprio temperamento.

Trata-se, é certo, de um conhecimento humilde, que contribui para a nossa santificação de maneira um tanto secundária, indireta e num plano meramente natural; mas nem por isso é um conhecimento inútil ou simples curiosidade, de interesse apenas para uns poucos aficionados por psicologia. Antes, pelo contrário, é um saber que se reveste, ao seu modo, de suma importância, já que é extremamente difícil, senão impossível, chegar a uma profunda união com Jesus Cristo se, ignorando o que somos por natureza, não soubermos tirar proveito do que temos de bom e corrigir o que temos de mau.

O objetivo deste curso é justamente preencher essa lacuna, deixada aberta por muitas abordagens modernas deste tema, explicando de modo claro, direto e bastante prático qual é o papel do temperamento na vida espiritual e o que cada um de nós — coléricos ou sanguíneos, melancólicos ou fleumáticos — pode fazer para vencer-se a si mesmo e pôr ao serviço de Deus as boas disposições do próprio temperamento.

Referências bibliográficas
  • Pe. John Brucciani, Os Quatro Temperamentos. Trad. port. de Leticia Ferreira da Costa. Permanência, n. 270, Tempo de Pentecostes, 2013, pp. 40-101.
  • Pe. Reginald Garrigou-Lagrange, Las tres edades de la vida interior. Trad. esp. de Leandro de Sesma. 3.ª ed., Buenos Aires: Desclée du Brouwer, 1950.
  • Conrado Hock, Los cuatro temperamentos. México: Apóstoles de la Palabra, 2010.
  • Fr. Christian Kappes. The Choleric Temperament and the Catholic Soul. The Latin Mass Magazine, Advent/Christmas 2005, pp. 16-19.
  • ______. The Melancholic Temperament and the Catholic Soul. The Latin Mass Magazine, Fall 2005, pp. 18-22.
  • Fr. Christian Kappes. The Phlegmatic Temperament and the Catholic Soul. The Latin Mass Magazine, Winter 2007, pp. 12-14.
  • Fr. Christian Kappes. The Sanguine Temperament and the Catholic Soul. The Latin Mass Magazine, Summer 2006, pp. 20-22.
  • Pe. Antonio Royo Marín, Teología de la perfección cristiana. 4.ª ed., Madrid: BAC, 1962.
  • Adolphe Tanquerey, Compêndio de teologia ascética e mística. Trad. port. de João F. Fonte. 4.ª ed., Porto: Apostolado da Imprensa, 1948.
Classificação do curso
Descubra o que nossos alunos dizem! Veja as avaliações feitas por quem já participou.

Nota atual do curso: 5,0 (1.260 avaliações)
99,1%
0,9%
0,1%
0,0%
0,0%
0,0%
LP
Lucas Piccinelli

Excepcional.

JB
Jacielio Bezerra

Me esclareceu muito de como posso usar daquilo que recebi por temperamento para ser um homem santo.

FA
Fabiana Abrão

Padre Paulo, obrigada por tanto! ❤️

JS
Joelma Silva

Aula excelente.🙌🙌👏👏👏

TM
Tânia Moraes

É tão bom, ouvir o conteúdo aliado à forma deliciosa do padre Padre Paulo Ricardo nos conduzir!

BC
Bruna Cruz

10

PL
Paulo Lima

Muito bom. Bem organizado e instrutivo.

AA
Adilene Adratt

Compreender o meu temperamento e o temperamento dos outros com quem convivo tem sido uma ótima ferramenta de comunicação. Excelente curso!

FG
Felipe Gerace

O Padre Paulo Ricardo é mais que um professor. É um mestre. Por ele, compreendemos melhor a matéria dos temperamentos sem a superstição que, na maioria dos casos, o assunto costuma se inclinar.

LB
Luiz Bassoli

Maravilhoso!

MR
Marcos Ribeiro

Muito bom!

TP
Thiago Peters

Excelente, inspirador.

LR
Luciana Ribeiro

Os cursos são direção e alimento para minha alma.

AP
Angelo Pinheiro

Muito bom! Serve para elucidar como esse conhecimento não deve ser os signos católicos. Muito mais do que isso, e ainda muito mais humilde do que parece.

JS
Júnior Souza

INCRÍVEL!!!!

LB
Lílian Borges

Muto bom e santo

VO
Verônica Oliveira

Que Deus continue abençoando o padre Paulo.

AA
Allana Araújo

Simplesmente maravilhoso

EG
Elba Gois

Um dos meus favoritos!

LB
Luiz Borges

Melhorei de todas as formas a minha vida depois do curso :3 Agradeço à equipe do Pe. Paulo Ricardo e a ele também por fazerem um trabalho tão digno e maravilhoso como sempre fizeram! Continuem assim, Deus abençoe vocês <3

TD
Tiago D'agostini

Ótimo!

EL
Edson Lima

Maravilhoso

TA
Teresa Azevedo

Curso interessante!

WS
William Silva

Maravilhosa experiência!

FD
Franco Diniz

Muito bom

MS
Maria Sousa

Sensacional!

WB
Willian Biondi

Mto bom, parabéns para o padre e toda a equipe!

VV
Victor Vasconcelos

Ótima plataforma, cursos perfeitos!

CO
Charlyton Oliveira

Excepcional o direcionamento dado pelo padre paulo ricardo. Os temperamentos não são tratados como Zodíaco catolico e sim como meio de se caminhar para a santidade

MS
Maria Santo

Maravilhoso. Ele deixa bem claro que o mais importante não é saber somente identificar o seu temperamento mas lutar contra o seu lado negativo que nos impede de progredir na vida espiritual. Todas as pessoas de boa vontade deveriam fazer este curso, mas também principalmente como em todos os outros praticar esses preciosos ensinamentos. Deus abençoe imensamente o nosso querido e precioso Padre Paulo Ricardo, filho predileto de Nossa Senhora e amor do Coração de Jesus.

VI
Vivian Ishi

Excelente curso!!!

MM
Maria Melo

Eu não compreendia a origem do temperamento até o curso do Pe. Paulo Ricardo, fiquei feliz por entender. Ademais, o curso foi muito rico em apresentar os temperamentos sob uma visão de caminho de santidade, explorando aquilo que os temperamentos têm de virtudes e vícios, não de modo superficial, mas com as raízes desses comportamentos e a forma como eles nos aproximam ou nos afastam de Deus. A exemplo da aparente virtude de prudência do melancólico, que pode mascarar a vaidade.

OG
Orlando Gonzaga

É um conhecimento importante que ajuda na evangelização.

MC
Maria Chaves

Um tesouro a ser descoberto.

MA
Mônica Alves

Estou amando esse curso. Tem sido muitíssimo importante para meu crescimento espiritual e para adquirir novos conhecimentos.

AB
Amanda Bernardes

Está sendo uma experiência maravilhosa

RB
Rosane Bispo

Está sendo ótimo, muito esclarecedor, que Deus abençoe cada vez mais sua vida Padre Paulo

MG
Marina Gianatacio

Cada curso que faço é como se uma vela se acendesse dentro do meu ser. A forma como o Padre Paulo ensina realmente me faz entender. Eu nunca na minha vida imaginei que podia ver o mundo assim. Deus abençoe sempre vocês todos! 🙏🏼

LS
Luciana Silva

Bendito seja Deus pela missão do Padre Paulo Ricardo, que como excelente instrumento de Deus Nosso Senhor nos ensina! É um privilegio e uma grande benção por assistir todos os cursos.

IC
Ir. Cmes

Maravilhoso! Nos ajuda a entender cada temperamento e a buscar uma melhora em nós mesmos.

FC
Frederico Castro

As noções passadas sobre os 4 Temperamentos são muito importantes e esclarecedoras, despertando a vontade de saber mais sobre o assunto. Parabéns pela iniciativa!

CC
Cristiele Côrtes

Plataforma maravilhosa!

SC
Sêmele Carvalho

Curso maravilhoso!

VO
Viviane Oliveira

Muito bom! Que Deus abençoe o Pe. Paulo Ricardo.

IS
Irmã Sacramentado

Muito bom!

JS
João Silva

Edificante! Luz no caminho...

Aulas do curso
Referências bibliográficas
Classificação do curso