CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
O que é o Matrimônio?

A mulher deve ser “submissa” ao marido?

Nesta aula, Padre Paulo Ricardo aborda um tema mais do que delicado, incômodo para alguns, escândalo para muitos: a autoridade do marido e a submissão da mulher.

Ainda faz sentido seguir defendendo nos dias de hoje que o pai tem o “direito” de ser obedecido, não só pelos filhos, mas também pela esposa? Em um mundo tão igualitário, avesso a toda autoridade e hierarquia, por que a Igreja persiste em promover uma ideia como essa, tão “atrasada” e “aviltante” para as mulheres? Os cristãos realmente acreditam que uma esposa tem de ser submissa aos caprichos e desmandos de seu marido?

Venha estudar conosco e descubra o que a Igreja verdadeiramente pensa e ensina a respeito dessas questões!

13

Se o matrimônio, como visto na aula passada, é uma comunhão de vida entre o homem e a mulher, por que motivo São Paulo diz, em sua carta aos cristãos de Éfeso, que a esposa deve ser submissa ao marido (cf. Ef 5, 24)? Se é igual a dignidade do homem e da mulher, na medida em que ambos possuem a mesma natureza humana, como explicar que haja dentro do matrimônio papéis distintos, claros e bem definidos?

É o próprio Apóstolo quem nos dá a chave para encontrar a resposta. “Maridos”, escreve ele, “amai as vossas mulheres, como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela” (Ef 5, 25), porque só quem ama como Cristo pode participar da sua autoridade. O marido é cabeça da família, não por ser melhor ou maior do que a mulher e os filhos, mas porque é aquele que manda que, de uma perspectiva cristã, tem o dever de servir seus subordinados.

A autoridade paterna, nesse sentido, se deve à missão que todo pai e esposo tem de amar sua mulher e, a exemplo de Cristo, se entregar por ela, para santificá-la e levá-la, sem mácula nem ruga, para o Reino dos Céus (cf. Ef 5, 26s). O pai governa, porque serve; a esposa obedece, porque é servida por alguém disposto a derramar o próprio...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos