Nesta aula, Padre Paulo Ricardo responde a duas perguntas.
Primeiro, como ser aberto à vida se é cada vez mais difícil ter uma família numerosa?
Antes de qualquer coisa, vamos “problematizar” a própria pergunta: será mesmo que está cada vez mais difícil criar filhos, ou nós que estamos exigindo um padrão de vida cada vez mais elevado?
Será que ter o básico para viver é tão difícil? “Ah, mas eu preciso de plano de saúde e de escola particular…” Bom, esses são problemas estruturais da sociedade, e precisamos lutar para resolvê-los. Nós, cristãos, que ficamos de braços cruzados somente xingando os políticos corruptos, no fundo também somos culpados, porque não nos organizamos para fazer alguma coisa.
Então, como as verbas necessárias para a saúde pública não são aplicadas corretamente, sendo por vezes até desviadas, sentimo-nos quase que obrigados a ter um plano de saúde. E como as escolas de modo geral estão numa situação cada vez mais decadente, muitos pais acham que fazendo o possível e o impossível para pagar uma escola particular, eles estão resolvendo o problema, quando na verdade, muitas vezes, eles estão contribuindo para...