CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
O que é o Matrimônio?

A diferença de idade no casamento é um problema?

Como as mulheres amadurecem mais cedo, o mais natural num relacionamento é que os homens sejam mais velhos. Mas, se a sua situação for diferente, não há por que se preocupar. A menos que…

02

A diferença de idade no casamento é um problema? Não, embora seja mais natural o homem mais velho, por causa do amadurecimento precoce das mulheres.

Mas se for o contrário não há obstáculo. Pode haver, sim, uma dificuldade espiritual e psicológica: a disparidade de idade pode esconder a busca de um pai ou de uma mãe ao invés da busca de um esposo ou de uma esposa. Isso merece ainda mais cuidado numa sociedade como a nossa, em que as pessoas são formadas para se comportar como vítimas.

A experiência mostra que a diferença de idade pode transformar a complementaridade entre marido e mulher numa mera relação de dependência afetiva, em que o homem é pai da esposa, ou a mulher é mãe do esposo.

Suponhamos que uma mulher se case com um homem meio infantilizado. Ela cuida dele com seu instinto materno. Mas quando ela começa a ter filhos, direcionando todo o seu afeto de mãe aos filhos biológicos, ela perceberá que se tornou uma “viúva de marido vivo”, pois não tem ao seu lado um homem que a ampare, ajudando-a a ser mãe.

Isso às vezes acontece. Se já aconteceu com você de alguma forma, paciência. Viva seu matrimônio e lute pelo amadurecimento do seu...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos