A diferença de idade no casamento é um problema? Não, embora seja mais natural o homem mais velho, por causa do amadurecimento precoce das mulheres.
Mas se for o contrário não há obstáculo. Pode haver, sim, uma dificuldade espiritual e psicológica: a disparidade de idade pode esconder a busca de um pai ou de uma mãe ao invés da busca de um esposo ou de uma esposa. Isso merece ainda mais cuidado numa sociedade como a nossa, em que as pessoas são formadas para se comportar como vítimas.
A experiência mostra que a diferença de idade pode transformar a complementaridade entre marido e mulher numa mera relação de dependência afetiva, em que o homem é pai da esposa, ou a mulher é mãe do esposo.
Suponhamos que uma mulher se case com um homem meio infantilizado. Ela cuida dele com seu instinto materno. Mas quando ela começa a ter filhos, direcionando todo o seu afeto de mãe aos filhos biológicos, ela perceberá que se tornou uma “viúva de marido vivo”, pois não tem ao seu lado um homem que a ampare, ajudando-a a ser mãe.
Isso às vezes acontece. Se já aconteceu com você de alguma forma, paciência. Viva seu matrimônio e lute pelo amadurecimento do seu...