CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
O que é o Matrimônio?

Meu cônjuge não quer mais filhos, e agora?

Antes de ser ensinamento da Igreja, a abertura à vida é um dado da própria natureza humana. Querer usufruir do prazer venéreo fechando o ato sexual à geração dos filhos é como querer degustar um delicioso jantar sem nutrir o organismo com o que foi ingerido.

05

Em primeiro lugar, a abertura à vida não é apenas um ensinamento da Igreja; trata-se de uma realidade presente na própria natureza.

O Papa Pio XI, já no início da Encíclica Casti Connubii, fala deste problema muito sério que é as pessoas abandonando a racionalidade das coisas, deixando de usar a inteligência para compreender o mundo criado por Deus.

Quando olhamos, por exemplo, para o conhecimento que temos acerca da nutrição humana, vemos que a finalidade da alimentação não é apenas consumir alimentos saborosos, mas sobretudo nutrir nosso organismo com comidas ricas em nutrientes fundamentais para a saúde.

No entanto, nós que enxergamos a verdade a respeito da nutrição já não enxergamos mais a verdade a respeito da sexualidade. Não conseguimos perceber que o “direito” de ter um ato sexual está intrinsecamente atrelado à possibilidade de que esse ato gere um filho. Se o casal se unir sexualmente, essa unidade só existe de fato se houver abertura à fecundidade, aos filhos. Essa verdade, qualquer ser humano a pode enxergar.

Portanto, muito antes de ser um ensinamento da Igreja, essa é uma realidade própria da condição humana e que não se restringe ao...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos