CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
O que é o Matrimônio?

Práticas contrárias à fidelidade matrimonial

A fidelidade conjugal, um dos bens do matrimônio, não consiste apenas na guarda do corpo. Pois o adultério começa no coração, e é por isso que todo olhar de cobiça lançado para esta ou aquela pessoa já é o bastante para romper as promessas de amor e fidelidade que se fazem os esposos.

Mas como vencer as tentações do dia-a-dia? Como evitar estes olhares e pensamentos que, de uma hora para outra, nos assaltam a imaginação? Será mesmo possível ter um coração indiviso, onde só haja espaço para a pessoa com quem nos comprometemos?

25

O segundo bem do matrimônio, como visto em aulas passadas, é a fidelidade. E isto de um duplo e complementar ponto de vista, como ordenado pela própria lei natural: “Não pecar contra a castidade” e “Não desejar a mulher do próximo” são dois artigos dos Mandamentos de Deus que nos apontam para a dimensão ao mesmo tempo interior e exterior da fidelidade conjugal.

Os casados, com efeito, estão obrigados a ser mutuamente fiéis não apenas com o corpo, mas também, e principalmente, com o coração, o que exclui toda prática, pensamento e desejo, ainda que não exteriorizados, que expressem uma falta de amor e respeito às promessas matrimoniais. O verdadeiro amor, sobre o qual deve estar cimentado o casamento cristão, exige entrega, exclusiva e definitiva, e isto abrange, naturalmente, a totalidade da pessoa — seu corpo, sua alma, seu mundo interior de imaginações, aspirações, anelos etc.

Dizer que alguém é fiel apenas por nunca ter cometido de fato um adultério, embora consentindo interiormente naquilo que não chegara a praticar, seria um contrassenso e um abuso da palavra “fidelidade”.

Disto se segue que se devem abolir da vida íntima do casal algumas práticas...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos