
Perfeição Cristã
Engenharia da Santidade
Na Igreja Católica, todos são chamados à santidade, e com a graça de Deus ela é possível. Ninguém corresponde, porém, a essa altíssima vocação, sem antes ser ensinado a fazê-lo.
Na Igreja Católica, todos são chamados à santidade, e com a graça de Deus ela é possível. Ninguém corresponde, porém, a essa altíssima vocação, sem antes ser ensinado a fazê-lo.
nossos cursos, inclusive este.
Durante muitos anos de seu sacerdócio, mesmo pregando sobre a santidade, Padre Paulo Ricardo desconhecia quais eram, de fato, os meios para alcançar essa meta. Como consequência disso, seu ensinamento tendia a soar, muitas vezes, como uma espécie de “moralismo”. Afinal, de nada adiantava dizer às pessoas para buscarem a perfeição, se não lhes era ensinado, ao mesmo tempo, a “engenharia da santidade”, ou seja, o processo por meio do qual elas podiam chegar a ser santas.
Foi de cinco anos pra cá, depois de muito rezar e estudar, que Padre Paulo Ricardo foi finalmente, nas suas próprias palavras, “tirado da ignorância”. Hoje, assim como ele tem sido transformado por Deus, é a sua hora de receber também essa graça e entrar de vez na dinâmica da santidade cristã.
O que é, afinal, esse negócio a que chamamos “santidade”? Que caminho todos inevitavelmente devem percorrer para chegar à perfeição, sejam quais forem as devoções que tenham escolhido ou as vocações específicas que tenham recebido? De que modo Deus determinou que, ainda nesta vida, nós nos unamos à sua gloriosa majestade?
Este curso foi gravado em um retiro espiritual no início de 2018 e, a princípio, não seria publicado. No entanto, vendo o bem que suas aulas fizeram aos que haviam assistido ao retiro, Padre Paulo decidiu torná-lo disponível a nossos alunos.
Vocação Universal à Santidade
01:43:53

Primeira Conversão
04:36:54




Vida na Graça
04:26:22



- Ao vivo com Pe. Paulo, n. 227: A Engenharia da Santidade;
- ______, n. 228: Agostinho: o pecador que virou santo (conteúdo aberto);
- ______, n. 230: Diálogo sobre a “Engenharia da Santidade”;
- ______, n. 232: “Antiengenharia” da Santidade (conteúdo aberto);
- ______, n. 235: Santa Teresa, mestra da santidade;
- ______, n. 238: O Purgatório e a Santidade.