CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assistir à aula
Preencha seu e-mail
Use seis ou mais caracteres com uma combinação de letras e números
Erro ao criar a conta. Por favor, tente novamente.
Verifique seus dados e tente novamente.
Use seis ou mais caracteres com uma combinação de letras e números
Verifique seus dados e tente novamente.
Boas-vindas!
Desejamos um ótimo aprendizado.
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
As Navegações Portuguesas

A Expedição de Pedro Álvares Cabral

Foi também no reinado de Dom Manuel I que o almirante Pedro Álvares Cabral chegou às terras brasileiras. Naquele dia 22 de abril de 1500, o Reino de Portugal iniciava a ocupação de sua maior colônia.

2492

Temos visto, desde a última aula, que as navegações, que traziam em seu bojo, ao mesmo tempo, o espírito das Cruzadas e do nascente mercantilismo, foram, no final das contas, empreendimentos de reis da Casa de Avis. Iniciou-se com o Infante Dom Henrique, mas foi elevado a negócio da Coroa com Afonso V, o Africano, e principalmente com João II. No entanto, o projeto não era uma unanimidade em Portugal — conforme vimos  no Velho do Restelo, personagem camoniano. Veja, é figura de linguagem dizer que “os portugueses” fizeram as navegações. Quem as realizou foi esse rei, aquele capitão, e assim por diante.

Nesse sentido, Dom Manuel escolheu Vasco da Gama, fidalgo ligado à oposição, para finalmente viajar à Índia. O objetivo era conseguir alianças com os tão sonhados reis cristãos do Oriente e descobrir meios de cortar a subvenção econômica dos árabes, deixando-os em penúria para que se pudesse, enfim, retomar a Terra Santa. 

Vasco foi, não encontrou os cristãos, mas trouxe a confirmação de uma nova rota para a Ásia. E isso mudou toda a história. A oposição relaxou, os desconfiados deram o braço a torcer, e então foi possível, um ano após o regresso de...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos