CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
As Navegações Portuguesas

A lenda do milagre de Ourique

Em torno de Afonso Henriques e da Batalha de Ourique, criou-se uma lenda. Mas será que todos os fatos ligados a Ourique devem cair em descrédito? Não há possibilidade de uma intervenção divina?

imprimir

Dando continuidade ao nosso curso sobre as navegações portuguesas, falaremos, mais detalhadamente, do Milagre de Ourique, tema tão instigante quanto polêmico. Tão polêmico que suscitou, ao longo da história de Portugal, principalmente do século XVIII para cá, o debate sobre a possível canonização de Afonso Henriques. Inclusive com alguns cônegos do Mosteiro de Santa Cruz, em Coimbra, onde o rei está enterrado, atestando milagres de pessoas que iam rezar diante do seu túmulo. 

O fato é que, infelizmente, dentro da Igreja Católica há quem imagine que, inventando histórias, colaboram para o aumento da fé. Afonso Henriques certamente foi assistido pela Providência. Ao final do seu reinado, ele já havia conquistado quase a totalidade do atual território português, e isso ocorreu travando uma série de batalhas contra árabes e castelhanos, sempre com recursos militares escassos.

No Canto I, estrofe 25, de Os Lusíadas, Camões escreve se referindo ao povo lusitano algo que se aplica ao rei-fundador: 

Já lhe foi (bem o vistes) concedido,C’um poder tão singelo e tão pequeno,Tomar ao Mouro forte e guarnecidoToda a terra que rega o Tejo ameno.Pois contra o...
Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos