Estamos nos aproximando do fim do nosso curso e chegamos agora a uma aula fundamental. Tão fundamental que, é possível dizer, todas as outras lhe serviram de preparação. Com esta aula, pretendo que todos estejam preparados para ler e compreender o Dr. Luís Filipe Thomaz. Lembrem-se que este curso surgiu de um desejo de compreender as verdadeiras causas das navegações portuguesas. Ora, ao longo desta investigação, o pensamento desse historiador me pareceu um farol. Trata-se de um homem que entendeu essa realidade com muita clareza e é capaz de apresentá-la sem ideologias, sem sonhos fantásticos, sem nacionalismos.
E é de tal modo elucidativa a sua abordagem, que poderíamos simplesmente recomendar, numa única aula, a leitura de um punhado dos seus artigos e o curso estaria encerrado. No entanto, como o público brasileiro não tem muita familiaridade com a história de Portugal, julgamos necessário contá-la, nas suas linhas gerais, de modo que, agora, os textos do professor possam ser bem entendidos.
Dito isso, nesta aula, teremos o resumo de dois importantes artigos desse autor: “A política oriental de D. Manuel e suas contracorrentes” e “A ideia...