Há alguns anos, a televisão portuguesa exibiu uma série de documentários para que fosse escolhida a pessoa mais importante de toda a história de Portugal. Um dos programas homenageou o homem de que vamos falar agora, que ficou entre os dez maiores de todos os tempos, tendo recebido expressiva votação do público. Conhecidíssimo em Portugal, ignorado no Brasil — embora tenha contribuído decisivamente para o nosso destino —, Dom João II, o Príncipe Perfeito, é o tema desta aula.
Apenas para nos localizarmos no tempo e termos uma noção inicial da influência desse rei também para a história brasileira, vale dizer que foi ele o signatário do Tratado de Tordesilhas, em 1494, garantindo uma porção do nosso atual território à Coroa Portuguesa.
Mas, antes de avançar para os principais feitos do seu reinado, façamos uma breve retrospectiva:
Estamos ainda na famosa dinastia de Avis, iniciada por Dom João I, vencedor da Batalha de Aljubarrota, aquela que garantiu a independência de Portugal. Vimos que um de seus filhos, o Infante Dom Henrique, apoiado primeiro pelo pai, depois por Dom Duarte e enfim pelo regente Dom Pedro, seu irmão, capitaneou o início das conquistas...