CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
As Navegações Portuguesas

Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal

Afonso Henriques fez-se cavaleiro aos dezesseis anos. Depois, com o apoio de nobres da região, derrotou as tropas de sua mãe, Dona Teresa. Iniciou-se, assim, a trajetória do primeiro rei de Portugal.

imprimir

Muitos brasileiros não sabem, mas Portugal foi pioneiro nas navegações, antecipando-se aos  espanhóis, holandeses e ingleses, porque foi a primeira nação europeia a ter as suas fronteiras bem definidas. Nos mapas medievais, enquanto tínhamos uma França ainda de limites incertos; uma Alemanha e uma Itália multipartidas em diversas unidades políticas; e uma Inglaterra buscando resolver crises internas; Portugal já era uma realidade unificada não só sob o ponto de vista territorial, mas também cultural e espiritual. 

Para os brasileiros isso pode parecer novidade, pois se acredita que nação e país sejam a mesma coisa. Mas não é. Essa realidade chamada Estado nacional — que surge quando uma nação, com seus traços culturais, sua língua e sua religião encontra-se circunscrita numa unidade política — é um fenômeno histórico tardio que foi, na Europa, inaugurado pelos portugueses.

Portanto, para entender o pioneirismo portugues nas grandes navegações, precisamos investigar as circunstâncias que propiciaram o surgimento de Portugal como Estado.

Dissemos na última aula que o primeiro português foi um francês: o Conde Dom Henrique de Borgonha. Esse nobre,...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos